O Tesouro dos Atentos: descobrindo canções no lugar secreto
- Dani Elle

- 5 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr.
Pra quem é músico, compositor, ministro de louvor essa leitura é obrigatória! Quem não é, mas ama estar em um lugar de adoração, corra logo para começar a ler.
Se eu tivesse que resumir esse livro em 2 palavras, seria: Lugar Secreto. Ton Molinari brada sobre a consciência desse lugar para a composição (que deve ser feita em parceria com o Criador).
O autor concebe a consciência da busca pela essência da adoração passando por pontos como o pioneirismo, a originalidade, fundamentos e os passos para composição baseados na importância do lugar secreto, onde é possível ver Deus face a face.
"O pioneirismo musical inaugura na Terra o que já era no Céu, então o compositor precisa acessar o celestial.
Somente Deus é capaz de criar algo a partir do nada e revelar a nós. Aquele que acessa o lugar secreto, é capaz de escrever sobre o que viu lá. Para nós, o amanhã é um mistério para hoje. Para Ele, não há mistério. Ele sabe de tudo, a todo o momento.
Existe um lugar de fascinação por Deus em que precisamos nos manter. Estar na presença de um Deus infinitamente criativo e gentil a ponto de compartilhar mistérios e coisas belas conosco é algo que não se pode medir. A intimidade é a chave para um relacionamento bem sucedido, principalmente o relacionamento com o "pioneiro de todos os relacionamentos" (rs..).
"Os inspirados, contudo, conseguem capturar um pedaço do kairós e inaugurá-lo no Chronos."
(eu amei essa frase do Ton rsrs fiquei pensando nela por muito tempo !)
Em meio a uma indústria produtora de canções gospel que temos hoje em dia ("fast music", digamos), falar também sobre originalidade faz muito sentido aos que caminham em busca de produzir (ou reproduzir) a essência da adoração. O original é confiável, excelente, duradouro e inspirador!!
Vou deixar o resto do bolo para você comer lendo o livro. Depois me conta o que achou!
Com amor,
Dani.
"Se ficamos deslumbrados a cada encontro com Cristo, nosso som pode ser original todos os dias."
"Deus não respalda a canção que não carrega a autoridade da experiência"
"A clareza de quem tem um propósito definido de ir ao encontro da face de Jesus compreende que a busca não é por pedir que sua Glória venha, mas de sua própria decisão de caminhar em profundidade com Ele, todos os dias. Deus está lá no profundo e é lá que o veremos face a face. Por isso, a busca por compor algo original passa por: ser profundo, não parar de cavar, quem canta a palavra não erra, autoridade das feridas curadas, o coração que enche a boca, o tempo da música e a música do tempo e a excelência como plataforma para o Espírito. "
____________________________
Ton Molinari é filho de missionários. Os acompanhou desde cedo em missões pelo Brasil e transculturais. Formado em teologia com ênfase em musica pelo Instituto Canzion Brasil, lidera e ensina sobre adoração desde os anos 2000.
Carrega intensa paixão pelas Escrituras e pela presença de Deus, o que se vê em composições como "Maranata" e "1 Coríntios 13" e também em seus álbuns "Arco e Flecha" e "Cristocêntrico".




Comentários