Saudades da simplicidade
- Música Cristã

- 20 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de abr.
O que você pediria no lugar do Rei salomão?
Por vezes quando nos deparamos com a história do rei Salomão, vemos com muito bons olhos sua resposta ao Senhor quando ele pede sabedoria. De fato, foi uma grande escolha que até alegrou ao coração do nosso Senhor, mas será que esta foi verdadeiramente a melhor escolha que ele poderia ter feito?
A Bíblia nos conta a grandiosidade da sabedoria de Salomão e de suas riquezas. Sua fama ultrapassava as fronteiras. Ministros de vários reinos longínquos viajavam semanas para poder contemplar suas riquezas e sua sabedoria. Seus juízos eram inquestionáveis e seus provérbios extraordinários. Sua eloquência invejável e sua ciência única.
Porém, apesar de todos esses atributos e feitos, vemos no escritor de Eclesiastes (o próprio Salomão) um homem já idoso desiludido com a vida e seus prazeres, o qual num pequeno livro de 12 capítulos menciona a palavra vaidade 37 vezes, querendo por si mesmo, enfatizar que tudo, absolutamente tudo, sem DEUS não passa de vazio e vaidade.
Resumindo: um grande rei, que apesar de toda a sua sabedoria, sucumbiu aos prazeres da vida, fez aliança com reis que não temiam ao senhor. Casou-se com muitas mulheres que adoravam a outros deuses e que, por sua vez, também se envolveu com a adoração a outros deuses e declinou em sua vida espiritual e sua comunhão com Deus. Deixou de fazer o que ele mesmo menciona em provérbios, como sendo o princípio da sabedoria: O temor a DEUS.
Então, avaliando o seu distanciamento de DEUS, será que podemos pensar em um pedido melhor do que a própria sabedoria?
Não que sabedoria seja ruim (absolutamente não!!!!). Sabedoria é fundamental e a Palavra nos ensina a busca-la. Entretanto ela por si só não nos mantem tementes ao Senhor.
Pense em algo: e se Salomão ao invés de pedir sabedoria, tivesse feito igual Eliseu fez com Elias que pediu o dobro de sua unção; e se Salomão pedisse a DEUS ser segundo Seu coração mais do que foi seu pai Davi?
Vemos na história de Davi um grande homem, que apesar de suas falhas, NUNCA deixou de priorizar ao Senhor e sempre é mencionado pela Bíblia como sendo um homem segundo o coração de DEUS.
Vemos então, na profecia do profeta Amós, que DEUS restaurará o tabernáculo que edificou Davi. Veja bem, quando DEUS fala sobre a restauração que Ele fará na humanidade, Ele não diz que restaurará o grande e suntuoso templo feito pelo rei mais sábio da história, Ele diz que restaurará uma simples tenda erguida por um homem que era SEGUNDO O SEU CORAÇÃO. Essa tenda, feita por Davi foi tão importante para DEUS que ELE a usa como símbolo de restauração e adoração.
Vemos um DEUS não com recordações de um suntuoso templo, mas sim com saudades de uma simples tenda, na qual ELE era adorado ininterruptamente, 24 horas por dia, de maneira pura e sincera por corações que se derramavam em Sua Presença.
É exatamente isso que devemos ofertar a Ele. Buscar ser homens e mulheres segundo o Seu coração e viver um relacionamento santo e profundo com Ele, porque isso O agrada. Isso nos torna todos os dias mais imagem e semelhança de Seu Filho.





Comentários