Maturidade e os 5 ministérios (parte 2/2) - exemplos práticos
- Dani Elle

- 24 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Olá, tudo bem com você? Espero que sim! Hoje vamos finalizar o assunto da atuação dos 5 ministérios. Como vimos no post da semana passada, teremos um grupo maduro (seja no louvor, dança, célula, liderança, igreja, etc.) quando nele tivermos os cinco ministérios atuando sinergicamente. Isso é lindo. Quando entendemos isso, vemos que há beleza nas nossas diferenças!
A importância de identificarmos isso é que a identidade da expressão artística está diretamente relacionada com a identidade ministerial de cada um. Por exemplo:
Se meu dom ministerial é o Apostólico, minhas canções vão estar recheadas de visão, direções claras, vai falar sobre envio, vai levar o fundamento, que é Cristo. Além disso, terá uma inclinação para colocar as mãos e pés nas nações, vai querer traduzir canções, etc... Já compreendeu, né? O mesmo se aplica às demais artes como pintura, dança e teatro (e.g. "corda da missão").
Se meu dom é o Profético, a arte vai expressar tudo o que expressa Jesus. "O espírito de Jesus é o espírito da profecia" (Ap 19:10). O profeta quer ver acontecendo aquilo que ele está vendo, o que está ministrando, declarando sobre. Lembre-se que o profeta é aquele que entra em um lugar diferenciado, veem e ouvem diretamente de Deus. Também é aquele que exorta. Um exemplo que teatro é "a noiva adormecida" e de canção, "em seu nome" do André Aquino.
O Evangelista vai expressar nas artes o "para fora das quatro paredes". Pode até não falar diretamente o nome de Cristo em suas canções, mas vai falar sobre os valores de Cristo, dos fundamentos, etc. Um exemplo de teatro é o "lifehouse", músicas como "entra na minha casa" e "a casa é sua" podem ser caracterizados como expressões de arte deste dom.
Como vocês já devem ter entendido, as artes vão expressar as características do dom ministerial. Logo, o Pastor vai trazer carinho, conforto, abraço, paz. O teatro "bom bom pai" e a canção "bom pastor" são bons exemplos.
Por fim e não menos importante, temos os Mestres. (Não é meu ministério mas eu confesso que #amo canções expressas e compostas por eles) Suas canções são recheadas de rima, poesias, trazem estruturas diferenciadas também. Um exemplo de canção é "afundei meus barcos no cais" do Morada.
Só vamos chegar à estatura de Cristo quando desempenharmos os 5 ministérios de uma forma plena. (André Aquino).
Aposto que você tem vários exemplos de canções, teatros, danças, pinturas, etc que expressam a identidade ministerial do seu compositor. Não deixa de colocar nos comentários pra agregar valor ao nosso texto rsrs.. Um grande abraço e até semana que vem.
Com amor,
Dani.
_________________________________________________________
Referência:
Curso "Casa de Ministros" do André Aquino.
Curso "Escola de Adoração" da FHOP, 2020.



Comentários